quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Grifes encontram novas maneiras de ajudar o planeta



Por ALEXANDRA ZISSU

Há dois anos, quando ser verde virou a última tendência na indústria da moda, várias marcas importantes fabricaram jeans com algodão orgânico. Agora, ele está sendo substituído por outros esforços ambientais, como a adaptação do processo industrial para a conservação de recursos.
Entre os fatores que estão sendo considerados estão o uso da água, o impacto das tinturas, questões trabalhistas e comércio justo. "Esta tem sido uma mudança de paradigma: trata-se da água, dos resíduos tóxicos, dos retalhos no chão da sala de corte", disse LaRhea Pepper, diretora-sênior da Textile Exchange (ex-Organic Exchange), ONG que promove a agricultura orgânica.
"Vemos empresas de todo tipo entendendo como fazer a coisa certa, de um jeito que seja economicamente viável, leve essa agenda adiante e faça a diferença."
A linha Eco de jeans orgânicos da Levi's já não está mais no estoque, mas a empresa continua usando algodão orgânico, enquanto rearruma seus esforços ambientais. "Estamos mirando um maior impacto", disse Michael Kobori, vice-presidente de sustentabilidade social e ambiental da Levi Strauss.
A Levi's aderiu à Iniciativa do Algodão Melhor, outra ONG, voltada para agricultura sustentável, uso da água e questões econômicas e trabalhistas. Kobori disse que as fazendas de algodão assessoradas na Índia e no Paquistão reduziram em um terço o consumo de água e produtos químicos. (O algodão convencional consome 25% dos pesticidas e fertilizantes do mundo.)
O produto resultante, chamado Better Cotton ("algodão melhor"), só deve aparecer nas roupas Levi's na primavera de 2012, e inicialmente virá misturado ao algodão convencional. 
Mas a meta é usá-lo em tudo o que a companhia faz. "Queremos mudar o jeito como o algodão é cultivado no mundo todo", disse Kobori. "Todo algodão pode ser cultivado assim."
Outro esforço ambiental da Levi's é o seu novo jeans Water Less, que será lançado no varejo dos EUA neste mês, a preços de US$ 50 a US$ 130. O desbotamento é feito com pouca ou nenhuma água, segundo Kobori, poupando cerca de 10 litros por peça. A empresa também propõe um visual sujo; uma pesquisa interna concluiu que o maior uso de água das calças jeans é quando os consumidores as lavam. Então a Levi's pede que elas sejam menos lavadas.
Sem ter os recursos globais da Levi's, o estilista Rogan Gregory parou de usar brim orgânico na sua marca Loomstate, que ele define como "ambiental e socialmente consciente". 
"Se você não é um fabricante, é desafiador executar", disse Gregory. Ele também viu problemas no tecido, que tem uma fibra mais curta do que o algodão convencional ou geneticamente modificado, o que o torna mais difícil de tecer.
"Aposto que em 10 a 20 anos o algodão estará caindo em desuso", disse Gregory. "Vão encontrar formas de simular e replicar os benefícios do algodão, sem as partes ruins."

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