quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Medalha de iraniano é furtada minutos após prêmio de Matemática no Rio. OESP

Roberta Jansen, O Estado de S.Paulo
01 Agosto 2018 | 14h59
Medalha de iraniano é furtada minutos após prêmio de Matemática no Rio
Caucher Birkar (centro) recebeu a medalha em cerimônia nesta quarta Foto: Marcos Arcoverde/ICM 2018
RIO - A Medalha Fields recebida pelo iraniano Caucher Birkar na cerimônia de abertura do Congresso Internacional de Matemática, no Riocentro, no Rio, na manhã desta quarta-feira, 1º, foi furtada logo depois da premiação. Considerada o Prêmio Nobel da área, a medalha foi deixada pelo matemático junto com a carteira e um celular em uma pasta, em cima de uma mesa do pavilhão onde ocorreu o evento.
Quando Birkar percebeu o furto, a equipe de segurança do congresso foi acionada. A pasta foi encontrada debaixo de uma arquibancada, mas não havia sinal da medalha ou da carteira. Apenas o celular foi deixado para trás. Os seguranças estão analisando as imagens das câmeras no local para tentar identificar o autor do furto.
A medalha de ouro 14 quilates é avaliada em aproximadamente R$ 16 mil. Mas seu maior valor é simbólico: trata-se da maior honraria da Matemática, concedida até hoje a apenas 60 pessoas desde que a premiação foi instituída, em 1936.
Esta é a primeira vez que o Congresso Internacional de Matemáticos ocorre no hemisfério sul, no caso, no Brasil, e, por conseguinte também a primeira vez que a premiação é concedida no País.
Em nota oficial divulgada na tarde desta quarta-feira, 1º, a organização do Congresso Internacional de Matemáticos lamentou o desaparecimento da pasta do matemático Caucher Birkar que continha a Medalha Fields. De acordo com os organizadores do evento, as imagens das câmeras de segurança estão sendo analisadas. “A organização está colaborando com as autoridades policiais na investigação do caso.”

Consumidor da TV paga prefere o conteúdo "real", com produções não-roteirizadas e programação ao vivo, TelaViva

"Os recentes recordes batidos na PayTV pelos canais do grupo Globosat vieram de programações ao vivo, o que evidencia uma tendência da audiência.". A informação foi revelada por Giani Scarin, gerente de pesquisa e inteligência de mercado da Globosat. "A grande vantagem do ao vivo é que ele gera uma agenda coletiva, ou seja, audiência na TV com reflexos em todas as plataformas.", concluiu a executiva durante painel no segundo dia do PAYTV Forum, evento organizado pelo TELETIME e TELA VIVA.
As programações que bateram recordes das quais Giani se refere foram a Copa do Mundo na Rússia; a greve dos caminhoneiros, em maio; o Casamento Real; o Lolllapalooza 2018; e o programa "TVZ" – todos acontecimentos deste ano, com exceção do "TVZ", que é uma atração de clipes exibida diariamente com duas edições semanais ao vivo. Todos os cases geraram importantes insights de mercado para o grupo, como a conclusão de que, em casos assim, a cobertura de uma plataforma não rouba audiência da outra – pelo contrário. "No Casamento Real, por exemplo, investimos em uma cobertura multiplataforma em dois canais, GNT e Globo News, e todos os resultados foram bastante positivos.", salientou Giani. Em relação ao GNT, alguns dos números mais relevantes são: 1194% de aumento de videoviews e 964% de aumento de horas consumidas no GNT Play; a hashtag #CasamentoRealNoGNT em segundo lugar nos Trending Topics Brasil do Twitter; 15 mil novos seguidores na página do canal no Facebook; 16 mil novos inscritos no canal do YouTube do GNT; e 4,6 milhões de views na live do Casamento feita no YouTube.
Outro dado importante nesse sentido revela que, das 281 exibições que geraram ao menos 1% de audiência para os canais Globosat, somente 16 não foram ao vivo – o que endossa ainda mais a tendência apresentada.
Mônica Pimentel, VP de Conteúdos da Discovery, também bateu na tecla do "o que o consumidor quer assistir, e não só onde ele quer assistir". A executiva trouxe um único grande insight das pesquisas de mercado do grupo, que conta atualmente com 12 marcas no Brasil e todas registrando crescimento de audiência nos últimos cinco anos: o consumidor quer assistir real entertainment. Um exemplo de produção do canal no gênero é o reality "Largados e Pelados", que é o 1º lugar geral da PayTV aos domingos à noite.
"Por que esse tipo de programa está em alta?" foi a questão trazida à tona por Mônica. E ela logo respondeu: "É uma questão atrelada a uma série de micro-tendências, mas todas partem de um mesmo motivo. Hoje em dia, as pessoas vivem através das telas e isso causou, aos poucos, uma necessidade de se reconectar consigo mesmo, valorizar as coisas naturais e buscar aquilo que é real.". Mônica explicou que há várias expressões na atualidade que versam nesse caminho do "escapismo aspiracional", como o crescimento da indústria de saúde/bem-estar ligada à alimentação; o aumento do número de boxes de cross-fit em detrimento da queda das academias tecnológicas; o resgate do artesanal; a volta dos elementos naturais na arquitetura; entre outras. "O consumidor quer ver na TV essa busca pelo desconhecido, uma vez que, na vida real, o imprevisível morreu.", concluiu.
Após entendermos que o consumidor hoje quer ver uma programação mais "vida real" e, de preferência, ao vivo, André Guerreiro, da Net Serviços, explicou também que esse público está agindo de forma multiconectada, isto é, ele está em diversas plataformas ao mesmo tempo – como evidenciado pelos cases do grupo Globosat. "Em 25% dos domicílios do Brasil há pelo menos um consumidor multiconectado.", afirmou. Isso acontece especialmente por conta da melhora da infra-estrutura, da oferta de conteúdos relevantes e das novas opções de produtos. "Um dia do consumidor multiconectado demanda mais conectividade e diferentes plataformas de conteúdo.", observou Guerreiro. "Nossos produtos e serviços nunca foram tão essenciais. É preciso inovar para capturar as oportunidades de crescimento.", concluiu.
Diante desse cenário de um usuário de diferentes telas de forma simultânea, Melissa Vogel, da Kantar Ibope Media, chamou atenção para a importância de promover uma integração sistêmica e holística de dados para além do painel tradicional, ou seja, fazendo uma medição da audiência em seu potencial máximo. "É um objetivo complexo, mas as programadoras precisam dessa medição sólida e consistente, que contemple TV linear, VOD & TSV TV, digital video, tablets e celulares.", declarou.
O papel da Kantar Ibope Media é liderar a transformação da Medição de Audiência de Televisão em Medição de Audiência Cross Video. "Mas isso só faz sentido mediante uma relação estreita dentro dessa indústria para entender o que podemos tirar dos resultados de todas essas medições.", completou Melissa.

Mercado de trabalho em julho 18, DW

Taxa de desemprego caiu no segundo trimestre, mas houve aumento do trabalho informal e do número de pessoas que não trabalham nem procuram emprego, aponta IBGE. País ainda tem 13 milhões de desempregados.

Informalidade atinge 37 milhões de brasileiros, segundo o IBGE

O número de pessoas desempregadas no Brasil recuou no segundo trimestre de 2018, mas a boa notícia é ofuscada por outra: muitas pessoas desistiram de procurar emprego e saíram do cálculo do total, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (31/07).

Segundo o IBGE, havia 13 milhões de pessoas sem ocupação (que procura trabalho, mas não acha) no período de abril a junho. De janeiro a março, eram 13,7 milhões. A diferença é de 723 mil. Assim, a taxa de desemprego caiu de 13,1% para 12,4%, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.

Ao mesmo tempo, o total de pessoas que não trabalham nem procuram trabalho chegou a 65,6 milhões, o maior desde 2012, quando o IBGE iniciou a atual série. Em três meses, 774 mil pessoas se uniram a esse grupo, que inclui idosos, estudantes, pessoas sem disponibilidade para trabalhar ou que simplesmente desistiram.

Outro problema apontado pelo IBGE é a informalidade. De cada dez brasileiros, quatro têm trabalhos informais ou próximos da informalidade, o que inclui as pessoas sem carteira assinada e os autônomos sem registro como pessoa jurídica. A informalidade atinge 37 milhões de brasileiros, segundo o IBGE.

A população que tem trabalho aumentou em 657 mil pessoas e chegou a 91,2 milhões. Essa alta, porém, foi puxada pelos trabalhadores sem carteira assinada e por aqueles que trabalham por conta própria.

O número de empregados com carteira de trabalho no setor privado caiu levemente e ficou em 32,8 milhões. O de pessoas ocupadas, mas sem carteira de trabalho, subiu em 276 mil e chegou a 11 milhões. Já o total de pessoas que trabalham por conta própria aumentou em 555 mil e chegou a 23,1 milhões.

O rendimento médio do trabalhador brasileiro ficou em R$ 2.198 no segundo trimestre deste ano, relativamente estável.

Empresas de consultoria estimam que a taxa de desemprego deverá fechar o ano acima de 12% por causa da recuperação lenta da economia.

AS/efe