segunda-feira, 12 de abril de 2010

BR 101 Nordeste - essa sim a maior obra viária do País

ABCP - Demonstra Benefícios do Pavimento de Concreto na BR-101 NE
A convite da Associação Brasileira de Cimento Portland, uma equipe de Rodovias&Vias conferiu na BR-101 Nordeste a performance do pavimento rígido.

Os quase 400 quilômetros da nova pista, na duplicação da rodovia federal que margeia o litoral dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, estão sendo construídos com pavimento de concreto.

Nossa equipe teve a oportunidade de dirigir um veículo ao longo de vários quilômetros em um trecho já concluído da BR-101 e constatar que além de durável a pista de cimento tem outras vantagens. Por ser mais claro que o asfalto, reflete melhor a luz, tanto a noite, quanto durante uma chuva.

Outro fator positivo com pista molhada é que o pavimento rígido tem mais aderência dos pneus, o que representa mais segurança ao diminuir os riscos com aquaplanagem.

Os engenheiros da ABCP, Hugo Rodrigues e Ronaldo Vizzoni que coordenaram a vistoria, explicaram que é possível criar pontos com
microfresagem, em trechos específicos para garantir ainda mais aderência dos carros na pista.

Se respeitados os limites de peso por veículos de carga, a pista de pavimento rígido pode permanecer integra por até 20 anos.

"O volume de obras em pavimento de concreto está crescendo no Brasil e há necessidade premente de melhor entender as peculiaridades de sua execução conforme as características climáticas e do solo da região", explica Martônio Francelino, também engenheiro da ABCP.

Entre as grandes obras viárias, construídas com pista de cimento, destaca-se o trecho Sul do Rodoanel de São Paulo.



FONTE: REVISTA RODOVIAS E VIAS - ANO 10 - NÚMERO 39 - MAI/JUN 09

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