segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ribeirão Preto investe em sustentabilidade

Sábado, 18 de Junho de 2011 - 21h25

Ribeirão Preto investe em sustentabilidade

Ecopontos para resíduos, lotes para quem respeita normas ambientais e futuro parque tecnológico são alguns exemplos

Luciene Garcia
Tamanho da LetraA-A+
Com pouco mais de 600 mil habitantes, Ribeirão Preto se prepara para conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Para isso, conta com a colaboração de empresas e da população. O desafio é integrar práticas que não agridam o meio ambiente e o social.
Uma das iniciativas prevê a instalação de nove ecopontos de coleta de resíduos da construção civil na cidade. O projeto ainda está em fase de desenvolvimento pela prefeitura, mas o primeiro deles, que servirá de modelo para os outros oito ecopontos, deve ser instalado no segundo semestre.
Segundo o secretário da Casa Civil da prefeitura, Layr Luchesi Junior, a iniciativa tem o apoio de setores ligados à construção civil e o debate será ampliado. "O projeto depende de investimentos  e as discussões avançam com o apoio dos segmentos", informa.
A terceira etapa do Distrito Empresarial de Ribeirão Preto, segundo Luchesi, também terá rigor na instalação de empresas no local. No segundo semestre deste ano, 116 lotes deverão ser colocados à venda para empresas, desde que elas respeitem as normas ambientais vigentes.
Nesta fase são 605 mil metros quadrados com leilão público. A oferta mínima é de R$ 110 o metro quadrado. A área, que fica na zona Norte, tem quase 1,5 milhão de metros quadrados e duas etapas já foram comercializadas.
Atualmente, 22 empresas estão em funcionamento e outras 26 constroem os seus galpões. As restrições ambientais são para empresas que poluem o ar ou que afetem as águas do Rio Pardo.
Sacolinhas
Ribeirão Preto assinou um acordo com a associação que representa os supermercados em São Paulo para banir o uso das sacolas plásticas dos estabelecimentos comerciais.
A entidade representa 200 estabelecimentos do setor e estabelece a proibição a partir de 1º de janeiro de 2012. Os supermercados terão que disponibilizar sacolas recicláveis para a venda ou comercializar a R$ 0,19 a unidade. O projeto ainda depende de aprovação da Câmara dos Vereadores para virar lei.
Por ano, os consumidores de Ribeirão Preto descartam perto de 40 milhões de sacolas. A meta é reduzir em 5% o descarte anual.

Nenhum comentário: